sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Revisão Para Recuperação 7º Ano


Retomada/ Tópicos De Revisão Para a Recuperação 7ºAno

Após a chegada dos espanhóis na América os nativos foram chamados de índios, pois Cristóvão Colombo achou que tinha chegado às Índias.
A nova colônia portuguesa recebeu o nome de Brasil por causa da madeira de cor vermelha e tinta (látex) vermelha que lembrava brasa, que em latim significa brasis, daí a origem do nome Brasil.
Apesar de ter sido descoberto por Cristóvão Colombo, o novo Continente recebeu o nome de América em homenagem ao navegador Américo Vespúcio que foi o grande responsável pela colonização da América.
O Oceano Atlântico recebeu vários nomes pelos Europeus devido o medo que os mesmos sentiam em navegar pelas suas águas, mas o nome mais comum dado ao Oceano Atlântico foi Mar Tormentoso.
Após descobrir a América o rei espanhol propôs uma acordo em 1494 ao rei português que se chamou Tratado de Tordesilhas. Esse acordo assinado na cidade de Tordesilhas determinava que toda terra a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e as terras ao leste – após a linha – pertenceria à Espanha.
Já o Tratado Bula Inter Coetera, que foi anterior ao Tratado de Tordesilhas, assinado em 1493, determinava que toda terra a 100 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e as terras ao leste – após a linha – pertenceria à Espanha.
A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo.
· Sobre as Navegações e os Descobrimentos podemos afirmar que: Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico, O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses e o que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
· Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto: a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados; a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico e a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo.
· Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que: os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura.
· Quando os europeus chegaram na América os índios que aqui viviam estavam em estágio, considerado pelos europeus, de selvageria, porém do ponto de vista dos nativos eles possuíam uma civilização com cultura, política, organização social e economia (comércio) definido.
· Após o acordo feito entre Portugal e Espanha em 1494, Tratado de Tordesilhas, provocou um grande descontentamento no Rei Francisco I. O qual pode ser notado na Frase: “Gostaria que Espanhóis e Portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha.

0 comentários: