terça-feira, 25 de outubro de 2011

Revisão Para o 7º Ano 2º Trim.

Revisão Para Prova Sobre Brasil Colonial (2º Trimestre). 7º Ano
" Após expedição de Pedro Álvares Cabral, que saiu de Lisboa em março de 1500 e chegou no Brasl em 22 de Abril de 1500 foi estabelecido ao longo de nossa história uma relação de exploração da parte de Portugal para com a nossa terra. Primeiro foi a exploração do Pau-Brasil, em segundo a economia da cana-de-açúcar, depois exploração do ouro e por último a economia cafeeira, onde o Brasil já não mantinha mais relações comerciais só com Portugal = PAU-BRASIL/ AÇÚCAR/ OURO/ CAFÉ.
" Sobre a expedição que trouxe os europeus ao nosso Continente é correto afirmar que: Eles queriam chegar às Índias através de um caminho inteiramente marítimo isso e que só foi possível após o longo "périplo" realizado pelas costa africana, durante o século XV, por diversos navegadores portugueses, cujos expoentes foram Bartolomeu Dias e Vasco da Gama; A viagem expressou a subordinação da Coroa portuguesa à Igreja Católica, na época dos descobrimentos, já evidenciada quando o Papa estabeleceu a partilha do Mundo Novo, em 1494, através do tratado de Tordesilhas e que era objetivo de a viagem tomar posse de terras a Oeste, de modo a assegurar o controle do Oceano Atlântico Sul e, conseqüentemente, da rota marítima para as Índias.
" Ao encontrar os índios os portugueses procuraram agir de uma maneira formal, mesmo diante do estranhamento daqueles povos tão diferentes. O encontro destas duas civilizações resultou no etnocídio.
" O encontro destes dois povos tão diferentes provocou um "choque cultural" ocorridos entre conquistadores e os indígenas.
" A dominação portuguesa do Brasil não se deu unicamente com base na exploração dos recursos naturais e do trabalho indígena, mas também apresentou aspectos nitidamente ideológicos, como a imposição da religião católica aos autóctones.
" O contato inter-étnico foi de tensão e conflito armado e econômico, visto que os nativos reagiram às tentativas de vigilância impostas pelos conquistadores.
" A história do Brasil Colonial é dividida em duas Fases: Pré-Colonial (1500-1530) e Colonial (1530-1808).
" Período Pré-colonial (1500-1530): Extração assistemática de pau-brasil e envio das expedições "exploradoras" e "guarda-costas". Neste Período houveram três grandes expedições: Exploradora, Guarda Costa e Colonização.
" Período Colonial (1530-1808): Criação das Capitanias Hereditárias (D. João III) e chegada dos jesuítas para catequese dos índios e educação dos colonos.
" Em razão de as comunidades primitivas indígenas representarem, no Período Colonial, apenas reservas de força de trabalho a ser aproveitada no corte e transporte do pau-brasil, entre 1500 e 1530 no comércio realizava-se através da troca direta ou escambo.
" A centralização político-administrativa do Brasil Colônia foi concretizada com a instituição do Governo Geral.
" As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de "guerra justa". Para os portugueses "guerra justa". Esta guerra significava aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.
" Os senhores que aqui chegaram no Brasil se tornaram dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se luxuosamente. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.
" Após o primeiro século de colonização da América Portuguesa, em que se utilizou o indígena como escravo, o escravo negro africano passou a ser a mão-de-obra preponderante na Colônia. A mão-de-obra escrava indígena foi substituía pela negra devido a preguiça dos indígenas, avessos ao trabalho nas culturas agrícolas e a proteção dos índios pelos jesuítas, contrários à escravização dos indígenas.
" Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos e as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
" A sociedade colonial brasileira estava baseada na exploração de mão-de-obra cativa de origem africana. Os escravos eram utilizados: no cultivo da cana para a fabricação de açúcar, na difusão de técnicas agrícolas pelo interior da colônia e nos serviços domésticos da casa-grande senhorial.

" O mapa reproduz uma área, no Brasil Colônia, de predominância de duas atividades importantes, que deram origem à sociedade do engenho e à sociedade do couro.

A) Em que parte do Brasil, Região, a economia canavieira foi predominante? _____________________________

B) Em que processo de crescimento territorial contribuiu a economia do gado, pecuária, no Brasil?

Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:

"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo."
(Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)

a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?

b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?

Explique o que eram ou foram destacando os objetivos ou características de cada uma delas:

A) As Feitorias:
B) O escambo:
C) As expedições Bandeirantes

0 comentários: