segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1º Ano do Ensino Médio Dinastia

Período Dinástico(3200-1085a.C.)

Antigo Império(3200 a.C.-2300 a.C.)

Depois da união estabelecida por Menés, a capital do Egito passou a ser a cidade de Tinis, e depois foi mudada para Mênfis, hoje Cairo.
Os faraós tinham poderes políticos, militares, religiosos e administrativos. A maior parte da população trabalhava na agricultura, mas também era convocada para os trabalhos nas obras arquitetônicas e hidráulicas . como exemplo:as pirâmides, os túmulos dos faraós e suas famílias. Destacando-se os faraós: Quéops,Quéfren e Miquerinos, ambos da IV dinastia que fizeram as pirâmides de Gizé. também a pirâmide de Quéops tem mais de 60mil quadrados e tem mais de 6 milhões de toneladas de pedras, tendo 145 metros de altura. A duração de sua construção foi de quase 20 anos, com um recrutamento de 100 mil homens em rodízio de três meses.
Por volta de 2300 a.C. as revoltas lideradas pelos nomarcas começam a surgir e isso vai enfraquecendo a autoridade do império central e ao mesmo tempo fortalecendo o poder dos monarcas, tendo assim a descentralização do poder central , conhecido como período feudal egípcio. Mas com tantos comandantes, as lutas aumentaram e isso afetou a produção que ficou desorganizada. E a sociedade viveu um período de guerra civil.

Médio Império(2000 a.C.- 1580 a.C.)

Os representantes nobres conseguiram acabar com as revoltas. A capital foi transferida para Tebas e os novos faraós abriram um novo período de propriedade colocando a sociedade em vassalagem geral. nesta fase o Egito consegue atingir a estabilidade política e econômica. Há também o florescimento artístico , onde ocorre a expansão do território. como a conquista da Núbia, que era rica em ouro. Mas com os levantes dos nobres que queriam maior autonomia junto com as rebeliões camponesas que viviam na pobreza, o poder central mais uma vez foi abalado. Para piorar a situação, as invasões estrangeiras estavam fazendo muitos estragos, principalmente os hicsos(asiáticos) estes tinham vantagem militar sobre os egípcios, por isso não foi difícil dominá-los. Eles dominaram a região norte e estabeleceram a capital em Ávaris.

Permaneceram por 170 anos aproximadamente.

NOVO IMPÉRIO( 1580 a.C.- 525 a.C.)
Depois da dominação pelos hicsos, a nobreza tebana conseguiu unir forças e restaurar a unidade política do Egito e expulsar os invasores. Foram liderados por Amósis I. esse novo império tratou de ampliar e fortalecer suas fronteiras, com destaques para os faraós: Tutmés III, Ramsés II e Amenófis IV.
Vejamos um pouco mais sobres eles.
• TUTMÉS III- este teve a maior expansão territorial,com isso tornou-se o primeiro império mundial. Tinha uma grande força militar, com infantaria, bem equipada, além de cavalaria e carros.
• AMENÓFIS IV- provocou uma revolução religiosa e por isso ficou conhecido como “rei herético”, pois tentou por fim ao culto a diversos deuses. Porque para ele isso era ultrapassado e conservador além dos sacerdotes terem amplos poderes, que ameaçavam a autoridade do governo. Por isso ele estabeleceu o culto a Aton( círculo solar) e com isso confiscou os bens dos sacerdotes e excluiu os demais deuses. mas como Amenófis não teve herdeiro masculino, era apenas uma questão de tempo para o poder retornar aos sacerdotes.
• RAMSÉS II- com ele também continuou as conquistas militares. por querer tanto exaltar o poder , este rei governou por mais de 70 anos.
No novo império além de conquistas militares, as manifestações culturais se desenvolveram, principalmente a religiosa. Isto é evidenciado nos templos dedicados aos vários deuses. Muitos dos quais tiveram o início de suas construções no médio império.

Decadência do Egito

Depois do século XII a.C., o Egito sofre várias e sucessivas invasões. Por exemplo foram conquistados pelos assírios, por 8 anos. Depois de se libertarem deles , o Egito teve uma fase de auge, onde houve recuperação econômica e cultural, chamada de renascença saíta por ter sido impulsionada pelos nobres de Sais. Mas não durou muito tempo, em 525 a.C. os persas conquistam o Egito e quase duzentos anos a frente, os macedônios, sob o comando de Alexandre derrotam os persas. E em 30 a.C., o Egito cai nas mãos dos romanos.

Sociedade

Havia diferentes camadas sociais, organizadas em castas hereditárias. Podemos representar em uma pirâmide , veja:
pela pirâmide já temos uma base de como era a sociedade, mas vamos entender cada detalhe dessa pirâmide.

0 comentários: